Olivença é Portugal

quarta-feira, agosto 31, 2005

A historia de Portugal de José Hermano Saraiva

Durante as minhas férias, aproveitei a oportunidade para comprar um livro da historia de Portugal escrito por José Hermano Saraiva, comprei a edição Alfa. Sabendo que o Senhor José Hermano Saraiva é uma pessoa para a qual tenho muito respeito, tenho no entanto criticas a fazer ao seu livro.

Apesar de falar da guerra das Laranjas e de Olivença no capítulo 95, na página 296, o autor diz : "Os diplomatas portugueses nunca reconheceram o direito espanhol, e no Tratado de Viena, de 1814, a obrigação de devolução da cidade conquistada em 1801 foi expressamente referida. Apesar disso, essa resolução nunca se efectivou e o carácter português da povoação já só hoje se surpreende nos vertígios da arquitectura manuelina.".

Penso eu, por o que li e por o que dizia a tese de Ana Paula Fitas (que pode ler aqui), que parte disto esta errado no sentido em que ainda há oliventinos que falam português. Além disso, os apelidos, muitos também ainda são portugueses.

Continuei a minha leitura e vi que na cronologia da historia de Portugal, nem o ano de 1801 (ano da anexão de Olivença) foi referido.

Apesar de ser um bom livro de historia (pelo o menos, penso eu que é), a passagem acerca de Olivença está incompleta e o assunto é minorado, que se tivesse pouca importância !

Não admira que muitos portugueses não estejam ao par da historia de Olivença ...

6 Comments:

  • Pois é amigo, pessoas influentes e governo abandonaram nossos compatriotas de Olivença... É por isso que nós pessoas singulares temos que fazer essa dificil tarefa... Por Olivença unidos na luta até á vitória final ( não me interpretem mal, não estou falando de guerra).

    By Anonymous Anónimo, at 06 setembro, 2005 20:34  

  • Olá. Neste blog, apenas defendo a retrocessão do concelho de Olivença por vias pacíficas e diplomáticas, não pela a guerra, que para problemas já nós chegam aqueles que temos ... Viva Olivença e viva Portugal.

    By Blogger Oliventino_XXI, at 11 setembro, 2005 11:19  

  • Caro amigo, concordo plenamente consigo mas tratar de assuntos desta natureza ainda que por meios pacificos e diplomáticos, é uma luta. Não podemos nos iludir nosso país não tem mais capacidade para suportar guerras...

    By Anonymous Anónimo, at 17 setembro, 2005 16:29  

  • Ora viva, caros companheiros.

    Só recentemente descobri este pendente assunto de Olivença e senti-me ultrajado por nunca nos meus tenros 17 anos de vida ninguém me ter altertado desta questão. Nem uma única vez ouvi numa aula de história este assunto ser referido, e já estou no meu 12º ano. E aposto que mais de 99% da juventude Portuguesa também não está informada.
    Para tal, acho que é hora de actuar. Estamos em 2009, é o tempo certo para resolver tudo. Há que voltar a tornar este assunto público, pôr as pessoas a ver e a pensarem. Conto com vocês, enquanto bons Portugueses que demonstram ser, para levarem a cabo tall tarefa, e restituir um pouco de honra ao nosso amado país.

    Um abraço e um bem haja,

    Afonso Bizarro

    By Anonymous Anónimo, at 14 janeiro, 2009 23:06  

  • Ja preguntaram se os Oliventinos querem voltar a ser Portugueses ? Eu conheco bem Olivenca e falo com muita gente e ninguem quer tal coisa. Alguem em Olivenca trocaria as reformas Espanholas pelas Portuguesas ? A assistencia medica Espanhola pela Portuguesa ? lembre-mse que as nossas gravidas tem que ir parir a Badajoz por falta de assistencia em Elvas !'E triste mas 'e a relidade, 'e muito facil falar de patriotismo quando se vive no restelo ou na quinta da marinha ou com um bom ordenado de funcionario publico mas que o patriotismo 'e algo que ainda nao se poe na mesa ! Viva Portugal.

    By Anonymous Anónimo, at 26 agosto, 2010 04:09  

  • E esquecam as manobras diplomaticas, os nosso politicos sao todos incompetentes e Espanha so tem que fazer uma coisa, fechar o mercado de credito interbancario e este pais entra em bancarota. " 'E dificil montar um tigre mas mais dificil ainda 'e desmonta-lo sem ser comido !" Muito cuidado. Viva Portugal.

    By Anonymous Anónimo, at 26 agosto, 2010 04:15  

Enviar um comentário

<< Home