Olivença é Portugal

domingo, setembro 11, 2005

Os mapas do World Fact Book da CIA

Reparem bem para estas duas imagens.

As duas são do World Fact Book da CIA, a primeiro sendo de 2003, a segunda a actual, de 2005. Na primeira, verifica-se umas poucas de cidades espanholas no mapa :

Neste outro mapa aqui abaixo, verifica-se que Olivença foi acrescentada, assim como os rochedos espanhoís frente a Marrocos : Peñon de Vélez de la Gomera, Peñon de Alhucemas e Islas Chafarinas.
Estes dois mapas dão para reflectir. Em 2003, na ficha da Espanha e na de Portugal, constava-se que Olivença e seu termo estavam em disputa entre os dois países ibéricos (correspondendo ao primeiro mapa). Em 2005 e sob suposta pressão espanhola perante aos Estados Unidos, foi removida essa disputa e em contrapartida aparece Olivença como fazendo parte do território espanhol e, além disso, aparecem também os rochedos frente a Marrocos para bem marcar o território espanhol, que foi "ameaçado" pelos Marrocos recentemente ...

Tudo isto apenas para dizer que cidades como Badajoz, Burgos, Salamanca não estão presentes no mapa, enquanto que Olivença, uma cidade de dez mil e poucos habitantes está representada ...

Esquesito, não ?

3 Comments:

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Blogger Roberto Iza Valdés, at 02 novembro, 2005 19:36  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Blogger Roberto Iza Valdés, at 03 novembro, 2005 17:27  

  • Olivença é e será sempre portuguesa. O que acontece é que as "cunhas" dos espanhóis serão sempre mais fortes e influentes que as portuguesas e isto prova-o. Uma possível solução passará, talvez, por fazer uma força a mais para que se publiquem, com mais frequência, mapas tanto nacionais como regionais de Portugal ou do Alentejo com o concelho de Olivença incluído (em papel e/ou na internet).

    By Anonymous Daniel "VicFox" Portugal, at 15 junho, 2009 17:30  

Enviar um comentário

<< Home