Olivença é Portugal

segunda-feira, junho 27, 2005

E-mail que mandei no 16 de junho de 2005 ao Sr Primeiro ministro e ao Sr Ministro dos Negocios estrangeiros

Permito-me utilizar este meio de comunicação, de maneira a perguntar-lhe, sua excelência, qual a sua posição (a posição do governo português actual) perante a situação da cidade de Olivença e da sua região, problema que se arrasta desde 1801, como sua excelência sabe. O que Portugal tenciona fazer ?

Evidentemente, penso eu que tudo isto passa apenas por negociações diplomáticas, nem Portugal, nem Olivença, nem Espanha e nem a Europa ganhariam num recurso a força, por isso, apesar de ler regularemente na internet e jornais que não está na agenda diplomática portuguesa, acho eu que é, além disso, uma prioridade que penso "nacional" porque representa uma amputação do territorio nacional. Se me referir a Constituição da República Portuguesa, podemos ler no 5° artigo :

"1. Portugal abrange o território historicamente definido no continente europeu e os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
2. A lei define a extensão e o limite das águas territoriais, a zona económica exclusiva e os direitos de Portugal aos fundos marinhos contíguos.
3. O Estado não aliena qualquer parte do território português ou dos direitos de soberania que sobre ele exerce, sem prejuízo da rectificação de fronteiras."

Se me referir a este último ponto, faltam 100 marcos de fronteira por colocar entre Portugal e Espanha, relativos ao concelho de Olivença, ou seja a cidade de Olivença e a sua região, o que quer dizer que o estado português não reconhece Olivença e seu termo como posse de Espanha.

Não estou inscrito em partido nenhum, nem sou racista, nem anti-espanhol, nem pertenço a uma seita, sou apenas um português/europeio que quer que a justiça seja feita, que seja em Olivença (o problema que nos diz respeito) ou noutro lugar. Claro que o problema é complexo, mas ainda foi mais para os nossos antepassados quando descobriram o mundo ...

"Crer e querer para vencer".

Aguardando a sua resposta e agradecendo-lhe já, sua excelência, pela leitura e tempo que me reservou, subscrevo-me com alta estima e consideração.

Referência em Olivença-Portugal Livre

O site Olivença-Portugal Livre referenciou-me, muito obrigado a ele e boa continuação a causa de Olivença que não é perdida enquanto pelo meno um português acreditar.

Lembro aqui o endereço :

http://portugal-livre.00freehost.com/

Boa consulta, que têm muita informação acerca de Portugal e Olivença.

Saudações oliventinas.

domingo, junho 12, 2005

Sites de interesses acerca de Olivença

Estão aqui alguns sites de grande interesse acerca da nossa Olivença :

Grupo de Amigos de Olivença (GAO) : http://www.olivenca.org/
Olivença : http://zolmerxu.cjb.net/olivenca.htm
Fórum Olivença : http://www.geocities.com/CapitolHill/2382/indice.htm
Portugal Livre : http://portugal-livre.00freehost.com/
Olivença/Olivenza : http://imigrantes.no.sapo.pt/page6.Olivenca6.html
Yahoo! Grupos : http://br.groups.yahoo.com/group/olivenca/

Se alguém conhecer outro, que complete aqui a sua lista.

Olivença no século XXI

Olivença no século XXI, terá ainda sentido ? Será ter um sentimento anti-espanhol que de querer Olivença re-integrada em Portugal ?

Porquê há tão pouco preocupação política acerca de Olivença ? Então para não colocar uma vez para sempre esses 100 marcos que faltam se o assunto está resolvido ? Porquê não ter uma política mais activa nesse sentido frente a Espanha ?

Porque não se faz justiça ?

Oliventino XXI

Um blog para Olivença

Olá a todos.

Decidi criar este blog para relembrar o território de Olivença e a sua ocupação ilegal pela Espanha. Por isso, apesar de haver varios sites acerca do assunto, não encontrei nenhum blog acerca de Olivença. Está ele aqui então.

Seja qual for a sua opinião acerca do assunto, seja qual for a sua nacionalidade, será benvindo aqui, no blog de Olivença.

Boa leitura.

Olivença XXI